O conhecimento demonstrativo observado diálogo Mênon, nos remete uma série de questões. Mas podemos nos colocar frente a uma: a possibilidade de justificar algum fenômeno observado no dia-a-dia correspondente à verdade.
Sabemos que o conhecimento científico estabelece alguns métodos que postulam a justificativa da crença no conhecimento geral. Contudo, partindo da sentença de que o Sol, por exemplo, nascerá amanhã, é uma crença supostamente verdadeira, porém precisa ser justificada para que seja científicamente verdadeira.
Com efeito, podemos partir da dedução para justificar tal teoria. Por exemplo, através de um número “x” de observação, podemos obter uma justificação para defender essa teoria, ou seja, através da observação partimos da dedução, através de muitas observações empíricas, passando pela indução e novamente chegaria à dedução. Pela observação dedutiva podemos ter possibilidade de justificar esse fenômeno natural que observamos no dia-a-dia como crença verdadeira correspondente a realidade.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial