As controvérsias acerca da vida material, ou mundo externo, em opocisão ao mundo interior da vida psíquica contribuíram para que Husserl desse início ao método fenomenológico. Para Kant, com seu fenomenismo, é impossível atingir as próprias coisas, só há fenômeno, ainda segundo a visão kantiana, o mundo existe, porém não podemos conhecê-lo tal como é, são apenas representações numéricas e fenomênicas.
Husserl vai além de Kant com a fenomenologia ao provar que tal método, o qual defendia seja o método de estudo radical e sistemático daquilo que se manifesta à consciência tal como se manifesta à experiência.
Mas diante questão matéria-idealismo a fenomenologia se debruça na seguinte questão: existiram apenas fenômenos ou também coisa em si? Um mundo material, um mundo de espíritos? Husserl coloca entre “parênteses” essas controvertidas questões ocupando-se apenas do fenômeno.
O método investigativo da fenomenologia husserliana não são apenas descrições dos dados imediatos, consiste numa reflexão sobre o sujeito pensante.
Husserl não duvida da existência do mundo, do objeto, ele esta aí, é um ser dado. Descartes foi dogmático ao duvidar do mundo exterior. Com Husserl a dúvida não responde, ele foge do dogmatismo colocando entre parênteses, é a redução fenomenológica, ou a epoché, mas somente a consciência, a subjetividade não pode ser colocada entre parênteses.
A consciência é a realidade absoluta, é o fundamento de toda a realidade, pois é a consciência que dá significado ao mundo.
Segundo a fenomenologia, o eu enquanto consciência pura tem a manifestação intencional, ou seja, trabalha com a intencionalidade para um objeto, é na consciência que sujeito e objeto se encontram.
O psicologismo defendia que os problemas da ciência da validade do conhecimento humano poderiam ser solucionados por meios do estudo científico-psicológico. A lógica era vista pelos pscilogistas apenas como uma ciência normativa dos atos psíquicos e não fonte da verdade.
Husserl funda então o método fenomenológico que combates as idéias do pscilogismo científico que estava entrelada ao positivismo. Para a fenomenologia, não importa se o mundo existe, o que está em questão é como o conhecimento do mundo se dá à minha consciência.
O filósofo procurou colocar a filosofia como uma ciência rigorosa e não uma verdade provisória como é a ciência, com isso ele funda o método fenomenológico que estuda as coisas assim como se apresentam à consciência, fora de uma abordagem teorética, ou seja, estuda a essência das coisas, fora dos acidentes próprios do mundo empírico.
Husserl lança uma crítica ao psicologismo partindo do principio de contradição. Segundo ele, o princípio de contradição de refere a verdade daquilo que é pensado.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial