Platão e a questão da Educação

Evidentemente, os gregos tinham a educação como um ideal: buscar no homem livre o seu pleno desenvolvimento e uma ativa participação na vida da polis, uma educação voltada para a política.
Com Sócrates a educação começa a ser pensada como formadora do espírito. Sócrates impôs e inovou a forma de educar, uma nova forma de pensar a educação.
Ao contrario de Atenas, Roma não tinha a preocupação com a forma física e intelectual do homem ocioso ocupado a pensar e governar. Era uma educação voltada ao trabalho pelo trabalho. Mesmo quando Roma inventa o estado os pais continuam educando seus filhos.
Na república encontramos em Platão uma primeira tentativa de filosofia sobre o que é educação. Platão contraria as pretensões educativas de Homero. Os fundamentos políticos de Platão se encontram a partir do livro VII em A República, onde se pergunta se a formação que a sociedade recebe pode formar cidadãos para futuro e ele descobre que não. Para ele a ética é que funda o estado. Platão se pergunta se há a possibilidade de se educar pela poesia, ele diz que não. A poesia que educa nos leva a epsteme, a educação, a uma ação pratica que nos leva a um estado perfeito? Ou é a filosofia?
A educação grega era fundada nas obras de Homero, através de suas histórias, Platão critica essa educação. A questão é qual a relação entre filosofia e poesia, será que a poesia (no sentido grego) sobrevive diante da filosofia? Essa era a crítica de Platão a educação da época. Sabemos que Homero era visto como aquele que educa todo o povo grego.
Na realidade Platão se pergunta quem e o que pode educar para a polis. Quando Platão fala se a poesia era capaz de educar ele esta se referindo a Homero, se Homero era capaz de educar. Na republica Platão faz uma critica a “filosofia da educação de Homero” onde postula a impossibilidade de Homero educar o ser humano, segundo Platão, não se educa pela sensibilidade (poesia), mas sim pelo mundo das idéias, ou, pela filosofia, pois ela, através da dialética é que da a condição para chegar ao conhecimento.
Segundo Platão, somente a filosofia pode educar, a poesia está destinada aos encantos, à simpatia, aos sentidos. Educa aquele que atinge diretamente as idéias, o filósofo. Agir pela simpatia é agir pelas sensações primeiras.

Profº Cleyton

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial