A cosmologia platônica diante do problema gnosiológico

Boa tarde caros mentes pensantes!

Os pré-socráticos problematizaram a questão do conhecimento sinsível, ou seja, o conhecimento pela física, pelo real concreto.

Não obstante, os físicos da natureza levantaram o problema da possibilidade de conhecimento. Como é possível conhecer o quer está em constante mudança? Heráclito análisa a questão pelo movimento, o Ser está em constante mudança assim com em Parmenides que afirma a imutabilidade do Ser.

Não vamos nos aprofundar em tais teorias, pois ficará para uma outra ocasião. Vamos ver como Platão vê a questão do conhecimento tendo como fundamentação a superação do pensamento de Heráclito e Parmênides


Para entendermos o problema levantado por Platão de como podemos conhecer o que está em constante mudança, devemos primeiro compreender a teoria da distinção do mundo das idéias, ou, do mundo sensível e mundo inteligível.
Para Platão o mundo sensível é uma cópia imperfeita do mundo inteligível, com isso o mundo sensível carece de conhecimento, ou seja, não há, para Platão, a possibilidade de conhecimento nesse mundo.
Podemos observar que Heráclito concebe o mundo como um constante fluxo, o mundo está em constante mudança. Contudo, em Parmênides vemos que diante de tantas mudanças e transformações há a necessidade da existência de algo que permaneça sendo o que é, que não muda, que é o que é, ou seja o Ser.
A teoria das idéias de Platão da uma ampla aproximação de tais teorias. Vejamos melhor:
O mundo sensível, sendo mundo fenomênico, é uma mundo de constantes mudanças, transformações e acidentes qualitativos. O problema levantado por Platão seria como conhecer algo que está em constante mudança? Como chegar ao conhecimento verdadeiro e exato no devir? Sabemos que o mundo sensível tem seus predicados como por exemplo as qualidades e acidentes. Podemos conhecer um quadro e esse mesmo quadro pode receber outras qualidades e acidentes que mudariam a idéia de quadro.
Um quadro no mundo sensível é uma cópia imperfeita do quadro do mundo das idéias. A questão aqui discutida está na essência das coisas. Portanto, Platão condiciona todo e qualquer conhecimento para o mundo das idéias, pois as qualidades que formam e afetam os objetos do mundo sensível podem variar. Se as qualidades do ser são alteradas ela deixa de ser o que é, ou seja, se a essência do quadro é alterada a idéia de quadro muda, não no mundo das idéias, mas no mundo sensível.
Não obstante, tal teoria, como podemos perceber, consiste na ‘’ junção", ou" fundamentação" de alguns pressupostos da teoria de Heráclito e de Parmênides, isto é, no mundo sensível não há a possibilidade de conhecimento, pois as qualidades variam, está em constante fluxo. Porém no mundo das idéias onde se encontra o verdadeiro conhecimento, a validade da verdade de conhecimento é possível pois não a possibilidade de mudanças.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial