O paradigma mitológico do desenvolvimento social

Olá pessoal!


Vamos refletir um pouco sobre dois grandes eventos que ocorrerá no Brasil.

O primeiro será a Copa do Mundo em 2014. O outro as Olimpíadas dois anos depois em 2016.
Ótimo! O Brasil conseguiu mais uma vitória conseguindo a sede dos dois eventos, mas será que realmente o Brasil tem condições de sediar os dois eventos citados? Hoje, devido a alguns fatores políticos e sociais o Brasil enfrenta grandes problemas por se constituir um país de Terceiro Mundo.
A situação de subdesenvolvimento não é estranha a nós brasileiros. Mesmo sendo um país industrializado, o Brasil apresenta grandes diferenças regionais, desigualdades sociais e enorme dependência do capital estrangeiro. Apesar da grande diversidade existente temos um péssimo indicador socioeconômico.
Contudo as autoridades afirmam categoricamente as condições econômicas para sediar os eventos.
Dinheiro para isso, garantem as autoridades, existe. "Entre as dez maiores economias do mundo, só o Brasil nunca organizou os Jogos Olímpicos", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vamos analisar melhor nossa situação econômica.

A educação brasileira está estigmatizada, abandonada e marginalizada por alguns políticos incompetentes de nosso país. Contudo não nos é oferecido uma educação de qualidade, capaz de formar o aluno para atuar na sociedade. Se o país não tem competência para investir nem na educação de seu país, como terá condições de sediar uma copa do mundo e quanto mais uma olimpíada?
Não seria melhor, ou mais viável, investir esses quase R$ 25,9 bilhões na educação?
Ou ainda melhorar a saúde pública que se tornou precária? Pois bem, se hoje o IDH do Brasil está ruim, após as Olimpíadas estará pior, pois se investirá muito nos projetos esportivos enquanto que a sociedade ficará marginalizada e excluída.
Penso que nosso presidente não deveria lutar e chorar pelas olimpíadas, mas sim lutar e chorar por aqueles alunos que viajam 4 horas em um caminhão de boi para assistir aulas em uma cadeia desativada existente no nordeste brasileiro, deveria lutar e chorar também pelas vítimas da fome e do desemprego que persegue no interior do Brasil.
Se nosso país possui tantos recursos econômicos para sediar a copa e as olimpíadas porque nossa sociedade ainda vive o problema da má qualidade de ensino e uma péssima saúde pública? Sem falar na questão da violência onde as facções criminosas estão mais equipadas do que a polícia.
Não seria conseqüência de um governo neoliberal que assume uma postura governamental externa, onde a política utilitarista predomina? Nossa política não é uma política interna, nacionalista, mas sim uma política externa onde quem governa é a elite dominante impedindo assim o Brasil de evoluir socialmente.

Devemos ser críticos em relação a tais questões, pois a sociedade brasileira vem sendo esquecida, marginalizada e abandonada por boa parte do poder que nós colocamos para mudar a situação de classe dominada.

Profº Cleyton

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial